Concurso "ECO Freguesia, freguesia limpa" 2014

Publicado em terça, 11 fevereiro 2014, 11:39
Atualizado em terça, 11 fevereiro 2014, 14:47

eco freguesia

O Concurso “ECO Freguesia, freguesia limpa” é organizado pelo Governo dos Açores através da Secretaria Regional dos Recursos Naturais (SRRN), envolvendo as Direções Regionais do Ambiente (DRA) e dos Assuntos do Mar (DRAM) e tem como principal objetivo reconhecer e distinguir os esforços das freguesias e a colaboração das populações na limpeza, remoção e encaminhamento para destino final adequado dos resíduos abandonados em espaços públicos, incluíndo as linhas de água e a orla costeira, bem como o desenvolvimento e participação em programas e ações de sensibilização e educação ambiental.

Esta iniciativa pretende premiar o bom desempenho ambiental dos cidadãos e entidades intervenientes e a sua realização justifica-se pela crescente importância para o bem-estar das suas populações. As primeiras edições tiveram lugar em 2010, 2011, 2012 e 2013, sendo agora apresentada a 5ª Edição a decorrer no ano de 2014 .

INSCRIÇÕES de 10 de fevereiro a 10 de março de 2014

1ª VISITA DE AVALIAÇÃO DO JÚRI LOCAL até 30 de abril de 2014
Esta visita às freguesias, previamente inscritas, servirá para avaliar a situação no local e proceder ao delineamento de uma estratégia adequada ao desenvolvimento dos programas de limpeza e sensibilização.

2ª VISITA DE AVALIAÇÃO DO JÚRI LOCAL de outubro a novembro de 2014
Esta visita tem como objetivo reunir os elementos necessários à avaliação da execução do programa de limpeza.

DIVULGAÇÃO DOS PREMIADOS E ENTREGA DOS PRÉMIOS de março a abril de 2015

Todas as freguesias da Região podem participar no evento, sendo a inscrição gratuita e voluntária. A inscrição pode ser efetuada online, através do formulário eletrónico disponível através da plataforma de serviços da SRRN em http://servicos.srrn.azores.gov.pt/doit/servicos.asp?id_dep=1&id_form=20.

Para esclarecimento de dúvidas e outras informações sobre o concurso “ECO Freguesia, freguesia limpa” contacte o Serviço de Ambiente da sua ilha ou envie-nos um e-mail para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. .

No caso da freguesia participante ainda não ter o número de registo de produtor de resíduos deve solicitar à Direção Regional do Ambiente o respetivo número através do seguinte endereço de correio eletrónico: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. , através do telefone 292 207 300 ou 292 207 300 (GRÁTIS), ou através do formulário disponível na plataforma de serviços da SRRN em http://servicos.srrn.azores.gov.pt/doit/servicos.asp?id_dep=3&id_form=19. O pedido e a atribuição do n.º de registo são gratuitos.

Documentos de apoio:

Regulamento 2014

Guia de acompanhamento do transporte rodoviário de resíduos

Portaria n.º 209/2004, de 3 de Março (lista europeia de resíduos - código LER)

Cartaz para heráldica da freguesia

Cartaz para horário

Folheto exterior