Documentos Online
Regulamentos Em Discussão Pública
PRORURAL+
Açores 2020
EcoTur

"Semana da Primavera Biológica nas Lajes do Pico”

Categoria: Ambiente
Publicado em terça, 02 abril 2013, 14:27
Atualizado em domingo, 19 janeiro 2014, 22:34

Primavera BioNa semana de 18 a 24 de março foi celebrada a chegada da Primavera nas Lajes do Pico com a “Semana da Primavera Biológica”, que contou com a realização de várias atividades conjuntamente com todas as escolas do concelho e colaboração de diversas entidades, em prol do ambiente e da cidadania.

 A semana iniciou-se, na manhã de segunda-feira, dia 18 de março, com os alunos dos jardins-de-infância a viver “Um dia como agricultor na quinta biológica”, no Parque Matos Soutos, com a colaboração de vários agricultores do concelho, que gentilmente cederam os seus animais, permitindo que todas as crianças vivessem uma manhã animada entre coelhos, porquinhos-da-Índia, pássaros, veados, porcos, cabritos, bezerros e burros, terminando com as delícias de um passeio a cavalo, o que permitiu que as crianças estabelecessem um contacto direto com a vida animal, conhecendo deste modo o seu tipo de alimentação e os cuidados de tratamentos necessários, por forma a valorizarem os produtos e atividades económicas locais.

 Esse dia terminou com a realização da Tertúlia "Agricultura do passado-agricultura do futuro?", que se realizou no Centro de Artes e Ciências do Mar, e que incidiu sobre a agricultura tradicional, praticada no passado pelos nossos “antigos”, sem a aplicação de fitofarmacêuticos e adaptada atualmente como agricultura biológica, onde foram expostas as oportunidades, ameaças e desafios de uma agricultura a enfrentar no futuro, no nosso contexto global e local.

A tertúlia, moderada pelo presidente da Câmara Municipal das Lajes do Pico, Eng.º Roberto Silva, contou com várias entidades convidadas: Engª Manuela São João, diretora dos Serviços de Desenvolvimento Agrário da ilha do Pico; presidente da Associação de Agricultores da Ilha do Pico, Renato Viera; presidente da Associação de Jovens Agricultores, Pedro Miguel; presidente da Cooperativa Verde Atlântico, Eng.º Jorge Pereira; do tesoureiro da Junta de freguesia das Lajes do Pico, Clarêncio Vieira; Eng.º José Costa dos Serviços Florestais da Ilha do Pico. Do sector particular, contou com a presença: do empresário agrícola (na produção de carne) Octávio Silva; da empresária agrícola (tradicional) Guida Lima. Na vertente da agricultura biológica, Pedro Medeiros (empresário em agricultura biológica da “Rede Pro Açores Bio”) apresentou a sua produção de bio próteas, e João Ávila apresentou o seu projeto em desenvolvimento na “Casa das Torres". Durante a noite, todos os presentes trocaram as suas experiências e debateram as dificuldades e vantagens nas técnicas utilizadas, em prol de uma melhor produtividade, mas essencialmente de um melhor bem-estar, qualidade de vida e desenvolvimento sustentável para as gerações vindouras.

Na quarta-feira, dia 20 de março, o dia foi dedicado à compostagem doméstica com o objetivo de promover uma maior sensibilização para a valorização orgânica dos resíduos. Este momento contou com a presença e experiência da Engª Lídia Silva, convidada da Direção Regional do Ambiente, que através da atividade “Compostagem vai à escola”, que consistiu na construção de um compostor pelos alunos do 1º CEB da EB1/JI da Ribeira do Meio (sendo a 1ª escola selecionada do concelho para o efeito), acentuou a responsabilização dos alunos em prol dos bons hábitos ambientais.

Os munícipes em geral também tiveram o privilégio de aprender as técnicas de “bem-fazer” compostagem, durante a sessão de esclarecimento sobre Compostagem doméstica”, realizada pelas 20h00 no Centro de Artes e Ciência do Mar, onde expuseram as suas dúvidas e experienciaram os métodos de compostagem.

No dia seguinte, quinta-feira, dia 21 de março, a autarquia comemorou o Dia Mundial da Árvore, da Floresta e da Semana da Primavera Biológica 2013, inserida no projeto "Plantar Portugal", um projeto de âmbito nacional que contou com a colaboração do Parque Natural da ilha do Pico e dos Serviços Florestais do Pico. Assim, todas as escolas receberam a atividade “Eu e a minha árvore-crescemos juntos", com o plantio de quatro espécies endémicas dos Açores: o Cedro-do-Mato (Juniperus brevifolia); Pau Branco (Picconia azorica); Sanguinho (Frangula azorica) e Folhado (Viburnum subcordatum), refletindo-se numa sensibilização e simbolização da importância da preservação e conservação do património natural e endémico dos Açores.

Na sexta-feira, 22 de março, Dia Mundial da Água, a semana culminou com a atividade “A água que bebemos”, com a visita dos alunos dos 3º e 4º anos do 1º CEB aos Furos de Captação, Reservatórios de Água e Estações Elevatórias, como forma a dar conhecimento do complexo funcionamento do Sistema de Abastecimento de Água do concelho, que determina a forte aposta numa sensibilização que vá ao encontro de uma eficiente utilização e consequente qualidade da água para o consumo humano.

Ao chegar o fim-de-semana, teve lugar no dia 24 de março a iniciativa “Limpar o Concelho das Lajes do Pico 2013”, que resultou da adesão do Município das Lajes do Pico ao projeto "Limpar Portugal", como forma de sensibilização e limpeza de zonas balneares e pequenas “lixeiras” existentes no concelho. Neste dia de Primavera, presenteado pelo sol, deitou-se “Mão à obra” na freguesia das Lajes do Pico, mais concretamente no Porto das Lajes, com as atividades de limpeza, uma realização conjunta da Junta de Freguesia das Lajes do Pico e do Grupo de Jovens da Silveira “Juventude em Ação”, tendo-se procedido, também, à limpeza da zona balnear e Caminho da Fonte, de onde resultaram cerca de 900kg de resíduos, entre os quais se destacam madeiras, plásticos, vidros, baterias de automóvel, entre outros.

No âmbito da mesma iniciativa, na freguesia da Piedade, o Grupo de Escuteiros da Ponta da Ilha procedeu à limpeza da Baía da Manhenha, onde recolheram 300kg de resíduos diversos.

Nesse mesmo dia, da parte da tarde, o Centro de Artes e Ciências do Mar transformou-se na “Fábrica da Primavera”, onde fez a delícia dos mais pequenos, com a colaboração do Grupo de teatro Muitieramá.

 Mesmo que tenha sido por poucas horas, a Primavera chegou às Lajes do Pico! O Centro de Artes e Ciências do Mar abriu portas à magia das florestas encantadas, e o espaço encheu-se de abelhas, borboletas e flores que trouxeram toda a magia da Primavera à antiga fábrica. Entre os atelieres plásticos e a caça aos ovos, houve ainda tempo para quebra-cabeças com o ovogram, e muita animação. Os mais gulosos passaram pela Confeitaria da Páscoa, onde se fizerem deliciosos ovinhos de chocolate. O Município das Lajes do Pico agradece ao Grupo de Teatro Muitieramá a importante colaboração,  e à encenadora Susana Moura pelo empréstimo do material que permitiu realizar o teatro de sombras.

Um obrigado especial a todos os pequeninos e graúdos que passaram pela "Fábrica da Primavera!"

 O dia de sábado terminou com a “Hora do Planeta”, em que o Município Lajense, associando-se à iniciativa do WWF, apagou, das 20h30 às 21h30, as Luzes dos edifícios municipais (Paços do Concelho, Biblioteca Municipal Dias de Melo, Forte de Santa Catarina e Centro de Artes e Ciências do Mar), num ato simbólico de preocupação ambiental.

As comemorações da semana terminaram com a “Feira da Primavera Biológica”, promovida pela Cooperativa Desafios da Montanha no Parque Florestal de são João, com a promoção dos produtos artesanais e hortícolas tradicionais locais, com provas de produtos frescos e transformados, e troca de sementes de variedades tradicionais.

Durante a Semana da Primavera Biológica também esteve patente a exposição “Agricultura do Pico ao longo dos tempos”, no Centro de Artes e Ciências do Mar, que poderá ser visitada até ao próximo dia 19 de Abril. Uma exposição fotográfica e de utensílios agrícolas antigos, com a colaboração dos Centros de Convívio de Idosos do Concelho, que visa reconstituir a evolução da agricultura praticada no concelho, bem como do espaço e alfaias utilizadas.

O Município das Lajes do Pico agradece a todos os convidados e entidades que participaram e colaboraram nesta iniciativa, tornando possível a realização das diversas atividades que decorreram ao longo da Semana da Primavera Biológica, tornando as Lajes do Pico num concelho mais Ecológico, mais Voluntário e com mais Cidadania!

O Concelho, a Ilha e o Planeta Agradecem!

 


"Um dia como agricultor na quinta biológica”

Simple Picture Slideshow:
Could not find folder /home/cmlajesd/public_html/conteudo/dinamico/artigos/galerias/Imagens/Artigos/2013/abril/semanaprimavera/quinta



Tertúlia "Agricultura do passado-agricultura do futuro?"

Simple Picture Slideshow:
Could not find folder /home/cmlajesd/public_html/conteudo/dinamico/artigos/galerias/Imagens/Artigos/2013/abril/semanaprimavera/tertulia



“Compostagem vai à escola”

Simple Picture Slideshow:
Could not find folder /home/cmlajesd/public_html/conteudo/dinamico/artigos/galerias/Imagens/Artigos/2013/abril/semanaprimavera/compostagem_escola



Sessão de esclarecimento sobre Compostagem doméstica"

Simple Picture Slideshow:
Could not find folder /home/cmlajesd/public_html/conteudo/dinamico/artigos/galerias/Imagens/Artigos/2013/abril/semanaprimavera/sessao



“Eu e a minha árvore-crescemos juntos"

Simple Picture Slideshow:
Could not find folder /home/cmlajesd/public_html/conteudo/dinamico/artigos/galerias/Imagens/Artigos/2013/abril/semanaprimavera/arvore



A água que bebemos”

Simple Picture Slideshow:
Could not find folder /home/cmlajesd/public_html/conteudo/dinamico/artigos/galerias/Imagens/Artigos/2013/abril/semanaprimavera/agua



"Limpar o Concelho das Lajes do Pico 2013”

Simple Picture Slideshow:
Could not find folder /home/cmlajesd/public_html/conteudo/dinamico/artigos/galerias/Imagens/Artigos/2013/abril/semanaprimavera/limpar

“Fábrica da Primavera”


Simple Picture Slideshow:
Could not find folder /home/cmlajesd/public_html/conteudo/dinamico/artigos/galerias/Imagens/Artigos/2013/abril/semanaprimavera/fabrica

Get a better hosting deal with a hostgator coupon or play poker on party poker
Câmara Municipal das Lajes do Pico, Rua de São Francisco, Convento de São Francisco, 9930-135 - Lajes do Pico. Telefone: 292 679 700 Telemóvel: 91 090 31 89