Fase de Inscrições ao Galardão Internacional “Green Key” 2019 Abertas até Final de Janeiro

Categoria: Ambiente
Publicado em quinta, 10 janeiro 2019, 15:13
Atualizado em quinta, 10 janeiro 2019, 15:13

Green KeyA Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) anuncia que se encontram abertas as inscrições ao galardão internacional “Green Key”, edição 2019.

O programa “Green Key” é um galardão internacional que promove o Turismo Sustentável através do reconhecimento de estabelecimentos turísticos, alojamento local, parques de campismo e restaurantes que implementam boas práticas ambientais e sociais, que valorizam a gestão ambiental nos seus estabelecimentos e que promovem a Educação Ambiental para a Sustentabilidade.

No panorama internacional, o Programa Green Key está presente em 57 países, integrando uma rede com cerca de 2900 estabelecimentos turísticos Green Key. Portugal, em 2018, marcou a 8ª posição relativamente a estes 57 países, seguindo a Dinamarca que conta com 140 estabelecimentos galardoados, numa lista liderada pela Holanda com 681 estabelecimentos Green Key.

O programa é reconhecido pela Organização Mundial de Turismo (UNWTO), pelo Programa das Nações Unidas para o Ambiente (UNEP) e pela UNESCO. Os critérios do programa são reconhecidos pelo Global Sustainable Tourism Council(GSTC) que estabelece mundialmente padrões de sustentabilidade em diversas áreas do turismo.

As candidaturas estão abertas até ao dia 31 de janeiro de 2019 para Empreendimentos Turísticos, Parques de Campismo, Alojamento Local e Restaurantes e pode ser realizada através da Plataforma de Candidaturas no endereço https://greenkey.abae.pt/plataforma/.

Neste espaço inicia-se todo o processo de candidatura: registo do estabelecimento; formulário de candidatura conforme os critérios do programa; registo de consumos para verificar a melhoria continua ao longo dos anos; etc.

O custo de inscrição pode ser consultado no site e varia consoante o número de quartos/camas/lugares. Este valor inclui a placa/bandeira, brochuras para todos os quartos, apoio técnico e visita anual ao estabelecimento, materiais de comunicação, formação na área ambiental, acesso a concursos Green Key nacionais e internacionais.

O galardão promove que o cliente se sinta envolvido na estratégia de proteção ambiental, sem que tal signifique uma redução do seu conforto. A redução do impacto ambiental, das atividades e serviços tem a correspondente redução dos custos associados ao consumo de energia e água, contribuindo para a Sustentabilidade do Planeta, atrai mercado turístico nacional e internacional seguindo a tendência global de marketing verde e ainda motiva o staff para os objetivos definidos pelo estabelecimento.