“ECO Freguesia, Freguesia Limpa” conta com inscrição das 6 freguesias do concelho das Lajes do Pico

Categoria: Ambiente
Publicado em quarta, 18 abril 2018, 11:52
Atualizado em quarta, 18 abril 2018, 11:54

Eco Freguesia Freguesia LimpaO programa “ECO Freguesia, Freguesia Limpa” é organizado pelo Governo dos Açores, através da Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo (SREAT), pela mão da Direção Regional do Ambiente, tendo como principal objetivo reconhecer e distinguir os esforços das Freguesias e a colaboração das populações na limpeza, remoção e encaminhamento para destino final adequado dos resíduos abandonados em espaços públicos, incluindo linhas de água e orla costeira, bem como o desenvolvimento e participação em programas e ações de sensibilização e de educação ambiental.

Com esta iniciativa pretende-se premiar o bom desempenho ambiental dos cidadãos e entidades intervenientes e a sua realização justifica-se pela crescente importância para o bem-estar das suas populações, sendo esta uma iniciativa regional que iniciou em 2010.

Neste âmbito, as 6 Juntas de Freguesia do concelho das Lajes do Pico procederam à candidatura com o objetivo de conquistarem o galardão de reconhecimento de boas práticas ambientais.

As inscrições terminaram no passado dia 15 de março, sendo a 1ª visita de avaliação do júri local realizada até 15 de abril, sendo o júri constituído por um elemento do Parque Natural do Pico, da Câmara Municipal das Lajes do Pico e da ONGA (Organização Não Governamental do Ambiente), “os Montanheiros”.

Esta visita visa, conjuntamente com a colaboração das Juntas de Freguesia inscritas caraterizar e contabilizar o número de focos de deposições abandonadas e para proceder ao delineamento de uma estratégia adequada para a sua remoção e limpeza articulada com ações de sensibilização e de educação ambiental.

Neste âmbito, as ações de limpeza devem ser realizadas até ao dia 14 de novembro, ocorrendo a 2ª Visita de avaliação do júri local de 15 de novembro a 30 de dezembro de 2018, destinando-se a reunir os elementos necessários à avaliação da execução do programa de limpeza.

O programa “ECO Freguesia, Freguesia Limpa” integra ainda dois projetos complementares “A MINHA RIBEIRA” e “COSTA LIMPA”, de participação voluntária, dirigidos para as Freguesias em cujos territórios existam linhas de água que importe monitorizar e assegurar a manutenção de condições de limpeza e de normal de escoamento e de zonas de costa.

Mais informações disponíveis em:

start stop bwd fwd