Município das Lajes do Pico adere à iniciativa “VAMOS! PLANTAR PORTUGAL”

Categoria: Ambiente
Publicado em terça, 27 março 2018, 15:41
Atualizado em quinta, 05 abril 2018, 16:11

Vamos Plantar PortugalDecorrida no âmbito da 8ª edição da Semana da Primavera Biológica, a iniciativa de âmbito nacional "Vamos! Plantar Portugal", promovida pelo Movimento Plantar Portugal, promoveu diversas atividades durante a semana de 19 a 25 de março, sempre com a defesa e preservação do ambiente em foco.

Neste âmbito, visando associar a comemoração da efeméride do Dia Mundial da Árvore, o Município das Lajes do Pico, conjuntamente com cerca de uma centena de alunos do ensino pré-escolar e do 1.º ciclo da EB1/JI Ponta da Ilha e contando com as parcerias da Escola Básica e Secundária das Lajes do Pico, dos Serviços Florestais do Pico e da Equipa do Serviço de Proteção da Natureza e Ambiente (SEPNA) do Posto Territorial de São Roque do Pico, desenvolveu, no dia 20 de março, uma ação junto da comunidade escolar da Escola da Ponta da Ilha.

Nesta ação foram plantadas nas zonas verdes da Escola da Ponta da Ilha, com a participação dos alunos, três espécies endémicas dos Açores, nomeadamente o Cedro-do-mato (Juniperus brevifolia), o Folhado (Viburnum trealeasei) e a Ginjeira brava (Prunus azorica), uma espécie autóctone, o Dragoeiro (Dracaena draco), e duas árvores exóticas folhosas, a Ginkgo (Ginkgo biloba) e o Carvalho (Quercus rubor), todas devidamente identificadas por placas colocadas junto a cada exemplar, sendo plantada uma árvore por turma. Esta ação ficou ainda marcada pela entrega de um livro alusivo à “Floresta Açoriana”, fornecido pelos Serviços Florestais do Pico, procurando sensibilizar os mais jovens a adotar melhores práticas ambientais e mostrando a importância e salvaguarda da biodiversidade da flora açoriana.

Para além da comunidade escolar, o Município das Lajes do Pico fomentou ainda parcerias com entidades privadas ligadas à saúde, nomeadamente com a Physioemotion, e com o empreendimento turismo de natureza, a Aldeia da Fonte, através do gesto de plantio da Ginkgo (Ginkgo biloba), considerada um fóssil vivo, pois já existia no tempo dos dinossauros à 150 milhões de anos, simbolizando a paz e longevidade por ter sobrevivido, por exemplo, à Bomba Atómica de Hiroshima, no Japão, aquando da II Guerra Mundial. Esta árvore também é conhecida pelos seus efeitos antioxidantes, sendo utilizada como complemento na medicina, mais concretamente no combate aos radicais livres e como auxílio da oxigenação cerebral, inclusive da doença de Alzheimer.

Ao longo da Semana, no âmbito desta iniciativa, a autárquica fomentou o embelezamento dos jardins públicos pela espécie ornamental Faia-europeia (Fagus Sylvatica), e ofereceu a cada junta de freguesia duas árvores, desta espécie, como forma alegórica de celebração e de cooperação no concelho, visando celebrar a entrada da Primavera, sensibilizando para a necessidade de adotarmos estilos de vida mais saudáveis, ecológicos e consentâneos com as leis da natureza e valorizando a proteção da saúde dos cidadãos para um futuro mais sustentável.

partilha_aldeia_da_fonte
partilha_physioemotion