8ª Edição da Semana dos Resíduos dos Açores

Categoria: Ambiente
Publicado em sexta, 03 novembro 2017, 13:53
Atualizado em segunda, 06 novembro 2017, 09:29

residuosA Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo, através da Direção Regional do Ambiente, promove, entre 18 e 26 de novembro de 2017, a realização da 8.ª Semana dos Resíduos dos Açores, inserida, pelo terceiro ano consecutivo, na 9.ª Semana Europeia da Prevenção de Resíduos, com objetivo de envolver, em todas as ilhas, ações organizadas voluntariamente por entidades públicas e privadas.

A Semana Europeia da Prevenção de Resíduos (EWWR) é uma iniciativa internacional que visa promover a implementação de ações de sensibilização sobre a gestão sustentável dos recursos e dos resíduos durante uma única semana. Cujo objetivo é alterar o comportamento dos cidadãos europeus relativamente aos seus padrões e hábitos de consumo.

A nível regional, as ações integradas nesta iniciativa pretendem, essencialmente, sensibilizar e informar sobre a correta gestão dos resíduos ao nível de ilha e dar a conhecer os seus destinos adequados, alertando para a prevenção, com vista à minimização da sua produção diária.

Neste âmbito, a direção regional renova a iniciativa de ser a entidade Coordenadora da EWWR para o território dos Açores. Na edição de 2016 foram promovidas mais de uma centena de ações (123) nos Açores, entre as quais, duas foram de âmbito regional, ainda 30 em São Miguel, 24 na Terceira, 18 no Pico, 17 no faial, 11 em Santa Maria, nove nas Flores, cinco no Corvo e três em São Jorge, envolvendo 68 entidades proponentes entre várias parcerias.
Segundo fonte do Secretariado europeu da EWWR, em 2016, os Açores foi a 2.ª região do Pais onde se registaram mais inscrições, com 123 ações registadas, ficando Portugal no ranking europeu em 5.ª lugar, sendo implantadas sob a coordenação de 43 coordenadores nacionais ou regionais em 32 países, num total de 12.255 ações.

Deste modo, qualquer entidade interessada poderá promover ações e atividades de sensibilização e informação dedicadas à prevenção e gestão dos resíduos nas datas acima mencionadas, tendo como temática a “Reutilizar & Recuperar: Dá uma nova vida!”

Sendo possível candidatarem-se à Semana todos os que se enquadrem nas seguintes categorias:

Administração/Autoridade Pública
Associação/ONG
Empresa/Indústria
Estabelecimento de Ensino
Cidadão individual
Outro (por exemplo: hospital, lar de idosos, instituição cultural, etc.)

Poderão inscrever-se como Proponente de Ação da Semana dos Resíduos até ao próximo dia 12 de novembro de 2017, através do formulário disponível (em português) na plataforma de inscrição do site europeu www.ewwr.eu, seguindo o link http://www.ewwr.eu/register, encontrando-se disponível a partir de 1 de setembro.

As ações de sensibilização mais inovadoras serão distinguidas numa cerimónia europeia para entrega de prémios (EWWR Awards), onde anualmente são premiadas 6 ações, uma em cada categoria de Proponente de Ação. Trata-se de um prémio de carácter de reconhecimento da ação e não monetário. Os Proponentes de Ações que pretendam concorrer a este prémio terão que indicar a sua intenção na ficha de inscrição.

Para qualquer informação adicional, poderá contactar a Direção Regional do Ambiente, através do telefone 292 207 300, ou pelo correio eletrónico Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. .