Espeleo-Triângulo 2017

Categoria: Ambiente
Publicado em sexta, 17 fevereiro 2017, 11:40
Atualizado em sábado, 18 fevereiro 2017, 16:10

montanheirosEntre os dias 2 e 12 de Fevereiro a Associação “Os Montanheiros” organizou uma expedição espeleológica intitulada “Espeleo-Triângulo 2017”. Este ano foi decidido alargar a expedição à ilha do Faial, o que provou ser uma boa opção.

Três elementos dos “Montanheiros” da ilha Terceira juntaram-se a outros elementos dos Núcleos de Ilha da Associação e mais alguns entusiastas pela espeleologia para esta expedição. No Pico fomos acompanhados pelo terceiro ano consecutivo pelo Pedro Silva, do Município das Lajes do Pico, que serviu como nosso fotógrafo “oficial”.
Em São Jorge estivemos de 2 a 5 de Fevereiro e fomos verificar a existência de uns supostos algares que se localizavam no Pico Maria Pires. Infelizmente revelaram-se como uma cratera vulcânica e várias fendas. No entanto, nem tudo foram más notícias tendo sido explorados e cartografados duas novas cavidades vulcânicas: um algar (Algar dos Suspiros I) e um tubo de lava (Gruta do Sr. Serafim). Também revisitamos o Algar dos Suspiros II. Fomos apoiados como de costume pelo Núcleo de llha da nossa Associação.
Na ilha do Pico “Os Montanheiros” exploraram dois novos algares vulcânicos e um tubo de lava. Os algares localizados na zona do Canto da Serra, na freguesia da Candelária, foram batizados de Algar do Pechita e Algar dos Paus e têm aproximadamente 30 e 40 metros de profundidade respetivamente. Já era conhecida a localização dos mesmos desde a expedição de 2016. O novo tubo de lava localiza-se na freguesia da Piedade e embora não seja de grandes dimensões não deixa de ser mais uma descoberta para o património espeleológico açoriano. Decidiu-se chamar-se Algar das Faias.
Em Santa Cruz, freguesia das Ribeiras, fomos explorar o troço norte do Algar do Terreiro. Infelizmente esse troço não tem um comprimento significativo mas a gruta ficou completamente explorada, sendo esta bastante interessante pela sua beleza e tamanho.
Como é normal nestas expedições, também é importante verificar o estado de conservação de algumas cavidades vulcânicas que os Montanheiros já conhecem. Sendo assim, visitamos a Furna Nova II, a Furna da Ribeira do Fundo, o Algar do Capitão e a Furna do Henrique Maciel, sendo esta última um dos ex-libris da espeleologia açoriana.
Na ilha do Faial estivemos apenas durante o dia 10 de Fevereiro e fizemos a topografia da Gruta do Cruzeiro, situada na freguesia do Capelo. Também foi feita a descoberta de um novo tubo de lava no lugar do Norte Pequeno, na freguesia da Praia do Norte. Este será provavelmente o maior tubo de lava da ilha pelo que teremos que voltar para o explorar e fazer topografia do mesmo em breve. “Os Montanheiros” agradecem a todos os envolvidos na “Espeleo-Triângulo 2017” e que tornaram os 10 dias num agradável convívio entre colegas e pessoas interessadas na Espeleologia. Muito ainda está por fazer no conhecimento do património espeleológico açoriano, mas esperamos que o entusiasmo demonstrado nestes últimos anos se mantenha e cresça.

Para ver as fotos do "Espeleo-Triângulo 2017" queira aceder a: