DocumentosOnline Button

Património

Património

Esta lista de elementos patrimoniais foi extraída do Inventário do Património Imóvel dos Açores. Lajes do Pico [edição da Direcção Regional de Cultura e do Instituto Açoriano de Cultura, 2000], acessível on line através do endereço:

http://www.inventario.iacultura.pt/pico/lajes/index.html

Alguma desta informação pode conter erros por falta de actualização (algum do Património foi entretanto recuperado pela Câmara Municipal das Lajes do Pico).

São João

Casas Rurais

Situam-se na Canada do Almance, em São João. É um conjunto constituído por um núcleo de habitações rurais e respectivos anexos de apoio à actividade agrícola. São, possivelmente, as casas mais antigas da freguesia, construídas no século XVIII.

 

Igreja de São João Baptista
Situa-se na Rua da Igreja, em São João. É uma igreja de três naves, do século XIX. Foi completamente recuperada, em 2008, incluindo o seu órgão de tubos.

Império da Companhia de Cima
Situa-se na Estrada Regional, em São João. É uma construção do século XX e encontra-se em bom estado de conservação. Dentro de uma cartela circular tem a seguinte inscrição: 1911/ IMPERIO/ UNIAO E CARIDADE.

Império de São João
Situa-se na Rua da Igreja, em São João. É uma construção do século XX e o seu estado de conservação é bom. Perto do império situa-se a copeira, imóvel sem interesse arquitectónico que tem as inscrições IRMANDADE/ DO/ ESPIRITO/ SANTO e 1877/1954.

Moinho de Vento
Situa-se junto à Canada do Alferes Pereira, em São João. É um moinho de vento giratório, do século XX e o seu estado de conservação é bom. O seu interior ainda conserva todo o mecanismo.

Poço de Maré
Situa-se no Caminho do Verdoso, em São João. É um poço de maré com muro de protecção quadrangular. É uma construção do século XVIII e o seu estado de conservação é razoável.

Lajes do Pico

Caminho do Poço
Situa-se junto ao Caminho do Poço, na Ribeira do Meio, Lajes do Pico. É um caminho e levada para escoamento de água, pavimentos em pedra, em diferentes níveis. É uma construção do século XIX e o seu estado de conservação é razoável. Nas imediações situa-se um poço de maré, que servia os lavadouros públicos existentes no local. Tem uma cartela circular com a inscrição Câmara Municipal/1942.

Capela de Santa Catarina
Situa-se no alto de uma colina no tardoz da Sede da Associação dos Bombeiros Voluntários, nas Lajes do Pico. É um edifício de arquitectura religiosa, do século XVII/XVIII e o seu estado de conservação é razoável.

Casa de Habitação
Situa-se na Rua Capitão-Mor Garcia Gonçalves Madruga, nas Lajes do Pico. É um edifício do século XV/ XVII e encontra-se recuperada.

Casa de Habitação
Situa-se na Rua Capitão-Mor Garcia Gonçalves Madruga, nas Lajes do Pico. É um conjunto constituído por três edifícios, do século XVIII e o seu estado de conservação é bom. Actualmente funcionam como habitação e serviços.

Casa de Habitação
Situa-se na Rua Capitão-Mor Garcia Gonçalves Madruga, nas Lajes do Pico. É um edifício de dois pisos, no qual se encontra a seguinte inscrição1854. Foi construído no século XIX e o seu estado de conservação é razoável. Actualmente funciona como Sede da Filarmónica Liberdade Lajense.

Casa de Habitação com Passo de Procissão
Situa-se no cruzamento da Rua de Olivença com a Rua Machado Serpa, nas Lajes do Pico. O passo de procissão é um nicho inserido na parede do imóvel, do século XVII/ XVIII.

Casa de Habitação com Torre
Situa-se na Rua Padre Manuel José Lopes, nas Lajes do Pico. É um conjunto constituído por duas casas do século XIX e o seu estado de conservação é bom.

Casa dos Morgados
Situa-se na Rua Capitão-Mor Garcia Gonçalves Madruga, nas Lajes do Pico. É uma casa senhorial de dois pisos e torre. É uma construção do século XVIII (tem inscrita a data “1794”) e o seu estado de conservação é bom (recuperação dos últimos 3 anos).

Ribeiras

Apiário Fixista
Situa-se no Caminho de Baixo, nas Ribeiras. É um Apiário Fixista, constituído por um recinto murado e edifício de dois pisos, do século XIX e com um estado de conservação razoável. Na verga da porta da entrada tem a seguinte inscrição 18 jsj 57. O acesso ao edifício faz-se através de muros de pedra.

Casa de Habitação
Situa-se no Caminho de Baixo, nas Ribeiras. É uma casa tipo “chalet” do século XX e encontra-se num bom estado de conservação. Segundo informação local, a construção deste imóvel foi iniciada no ano 1922 e terminada em 1925.

Ermida de Nossa Senhora do Socorro
Situa-se na Rua do Socorro, nas Ribeiras. É uma ermida de planta rectangular, do século XV/XVII e encontra-se em razoável estado de conservação. De acordo com a tradição, esta ermida é a mais antiga da freguesia (1590) e terá sido uma das primeiras da ilha, possivelmente a segunda.

Império de Santa Cruz
Situa-se no Largo do Império, Santa Cruz, nas Ribeiras. É um império do Espírito Santo de planta rectangular, do século XX e encontra-se em bom estado. No império tem a seguinte inscrição DIVINO ESPÍRITO SANTO 1934.

Moinho de Água
Situa-se na Ribeira de Santa Bárbara, nas Ribeiras. Moinho de água do século XIX construído na Ribeira de Santa Bárbara e em razoável estado de conservação. O moinho conserva todo o mecanismo, estando apto a funcionar.

Tenda de Ferreiro
Situa-se no Caminho de Cima, Terreiro, nas Ribeiras. É uma tenda de ferreiro de um só piso, do século XIX e em razoável estado de conservação. No interior ainda se conservam as ferramentas e os utensílios ligados à actividade, nomeadamente o fole.

Vigia de Baleias
Situa-se junto à Ladeira das Lajes, nas Ribeiras. É uma vigia de baleias de planta hexagonal, do século XX e em razoável estado de conservação.

Calheta de Nesquim

Canadas
Situam-se na Calheta de Nesquim e fazem parte de uma unidade paisagística marcada por uma extensa malha de muros de pedra que formam currais de vinha com as respectivas infra-estruturas de apoio. A sua época inicial de construção remonta ao século XVII/ XVIII e o seu estado de conservação é razoável. Actualmente funciona lá o cultivo de vinha, adegas e habitação sazonal.

Casa dos Botes Baleeiros
Situa-se junto ao Porto da Calheta de Nesquim e é um edifício do século XX constituído por dois grandes corpos contíguos. O seu estado de conservação é bom e apesar da inserção de elementos construídos fora do contexto da construção tradicional, este imóvel mantém a sua expressão e contribui para a qualificação do ambiente portuário.

Largo do Terreiro
Largo do Capitão Anselmo na Calheta de Nesquim. É um conjunto formado por cinco imóveis localizados no centro da freguesia, quatro casas de habitação e uma igreja. A sua época inicial de construção é do século XIX/XX e o seu estado de conservação é bom.

Moinho de Vento
Situa-se no Monte do Outeiro, na Calheta. É um moinho de vento fixo com corpo troncocónico e já não possui a cobertura móvel, que era de madeira. É um moinho do século XX e encontra-se em bom estado.

Morricão
É uma unidade paisagística construída do século XVIII/XIX e marcada por uma extensa malha de muros de pedra que formam currais de vinha longitudinais. Existem várias adegas dispersas pelo terreno. O seu estado de conservação é bom e actualmente tem como função o cultivo de vinha e outras culturas e adegas. Integra uma recuperada zona balnear e de lazer.

Unidade Paisagística Construída
Situa-se na Canada do Morro, Feteira de Cima, na Calheta de Nesquim. É uma unidade paisagística constituída por um conjunto de casas de habitação, atafonas, duas eiras e terrenos de pasto e de cultivo. Foi construída no século XVIII/ XIX e o seu estado de conservação é razoável. Actualmente funciona como terrenos de cultivo e de pasto, infra-estruturas agrícolas e habitação.

Piedade

Abrigos de Barcos de Pesca
Situam-se no Caminho do Calhau, junto ao porto do Calhau, na Piedade. É um Núcleo de infra-estruturas para guarda de barcos de pesca constituída por dois edifícios do século XIX e o seu estado de conservação é razoável. Actualmente funcionam como armazéns e arrumos.

Ermida de Nossa Senhora da Conceição da Rocha
Situa-se no cimo da Rocha, Calhau, na Piedade. É um edifício de arquitectura religiosa do século XIX e encontra-se em ruínas. A ermida é composta por um corpo principal e sacristia contígua à fachada lateral direita. No frontão existe uma cartela com a inscrição NSCR-1854.

Farol da Manhenha
Situa-se na Ponta da Ilha, Manhenha, na Piedade. É um edifício de arquitectura pública civil do século XX e encontra-se em bom estado de conservação. É o farol mais recente dos Açores, construído em 1946.

Igreja de Nossa Senhora da Piedade
Situa-se no Largo da Igreja, na Piedade. É um edifício de arquitectura religiosa do século XIX, com três naves com sacristias nos lados do evangelho e da epístola e baptistério no lado da epístola, e o seu estado de conservação é bom.

Junta de Freguesia da Piedade
Situa-se no Largo Capitão Silva Mendes, na Piedade. É um edifício de arquitectura pública civil do século XIX e o seu estado de conservação é razoável. Funcionava inicialmente como escola primária e actualmente funciona lá a Sede da Junta de Freguesia e da Casa do Povo da Piedade.

Moinho de Vento
Situa-se na Canada do Miguel, na Piedade. É um moinho de vento fixo com cúpula giratória em madeira, do século XX e o seu estado de conservação é razoável. Tem no seu interior o mecanismo em razoável estado de conservação.

Parque Matos Souto
Situa-se na Piedade e é um Centro de Formação Agrícola. O parque é formado por jardins, viveiros, cerrados de cultivo e pasto e um edifício de dois pisos. A sua construção é do século XX e o seu estado de conservação é bom.

Passo de Procissão
Situa-se no Caminho da Ponta da Ilha, na Piedade. É um Passo de Procissão em cantaria e embutido num muro de pedra, do século XVIII/ XIX e o seu estado de conservação é razoável. Este é o único exemplar que sobreviveu de três passos que existiam na freguesia da Piedade.

Suporte para Mastro de Bandeira
Situa-se no Largo Capitão Silva Mendes, na Piedade. É um Suporte para mastro de bandeira constituído por três pedras embutidas numa parede, do século XVIII/ XIX e o seu estado de conservação é razoável.

Ribeirinha

Carpintaria
Situa-se no Largo da Igreja, na Ribeirinha. É uma construção do século XX, de arquitectura industrial e o seu estado de conservação é razoável. O edifício mantém-se com as funções iniciais e possui no seu interior maquinaria, entre a qual uma plaina e serra unidas por correias accionadas por um motor eléctrico.

Fábrica do Paul
Situa-se junto à Lagoa do Paul, Ribeirinha. É uma Fábrica de Lacticínios do século XX, de arquitectura industrial e encontra-se em ruínas.

Porto da Baixa
Situa-se na Baixa da Ribeirinha e é um conjunto de edifícios e outras construções do século XVIII/XIX. É constituído por um cais para pequenas embarcações e oito edifícios utilizados como armazéns e apoio à actividade piscatória. O seu estado de conservação é razoável e funciona actualmente como zona balnear. É o único acesso à freguesia por mar.

 

Get a better hosting deal with a hostgator coupon or play poker on party poker
Câmara Municipal das Lajes do Pico, Rua de São Francisco, Convento de São Francisco, 9930-135 - Lajes do Pico. Telefone: 292 679 700 Telemóvel: 91 090 31 89