DocumentosOnline Button

Biblioteca Municipal

Introdução

Biblioteca Municipal

A Biblioteca Municipal Dias de Melo presta através do seu nome uma homenagem ao falecido escritor José Dias de Melo, figura incontornável da literatura açoriana, nascido a 8 de Abril de 1925 na Calheta de Nesquim.

 

Encontrando raízes no Grémio Literário Lajense, formado em 1895, esta foi também a Biblioteca Fixa número 133 do Serviço de Bibliotecas e Apoio à Leitura da Fundação Calouste Gulbenkian.

A Biblioteca Municipal Dias de Melo possui um acervo constituído por cerca de 11.000 livros e assume como objectivo principal da sua missão o combate permanente à infoexclusão, através da garantia contínua de um acesso democratizante à informação nos seus vários suportes.

Ciente das transformações sociais, económicas e culturais que conferiram um papel central às tecnologias da informação e da comunicação, a nossa Biblioteca está equipada com computadores que proporcionam o acesso gratuito à Internet.

Constituída por uma Sala Infantil - Juvenil e por uma Sala de Adultos, o edifício da Biblioteca Municipal Dias de Melo engloba também o Auditório Municipal, espaço de importância central na vida cultural da comunidade.

Para além da disponibilização, tratamento e promoção da informação nos seus variados suportes, a Biblioteca Municipal Dias de Melo pretende assumir-se como uma instituição cultural activa, agente permanente de animação cultural, em contínuo diálogo com as necessidades dos seus utilizadores e com o pulsar da comunidade em que se insere.

Horário:
De segunda a sexta das 9h00 às 18h00

Serviços e Atividades

Biblioteca MunicipalA Biblioteca Municipal Dias de Melo disponibiliza e promove perante os seus utilizadores os seguintes serviços e actividades:

Empréstimo domiciliário de documentos

Consulta local de todos os recursos existentes na Biblioteca

Utilização de PCs com acesso à Internet

Actividades de incentivo à leitura para os públicos infantil e adulto

Actividades de animação cultural

Apoio na pesquisa bibliográfica (serviço de referência)

Atelier de pintura e expressão plástica (apenas para a Secção infantil) - Todas as semanas é formulado um novo plano de actividades diárias propostas para a Sala Infantil - Juvenil, sendo que todos os materiais necessários para a execução destas actividades são igualmente disponibilizados pela Biblioteca

Consulta de periódicos

Difusão Selectiva da Informação disponível - Os utilizadores serão informados sobre os recursos documentais da Biblioteca, de acordo com os seus interesses e necessidades específicas, utilizando como meio primordial o contacto e-mail. Este serviço respeita a privacidade dos utilizadores e é por isso opcional.

Caixinha da leitura - A Biblioteca Municipal Dias de Melo é responsável, através da actividade Caixinha da Leitura, pela circulação de mais de 300 livros mensais por todas as Escolas de ensino pré-escolar e 1º ciclo do concelho

Clube de leitura - O Clube de Leitura da Biblioteca Municipal Dias de Melo tem como base os Centros de Dia para idosos do Concelho das Lajes do Pico mas a participação está aberta a todos os utilizadores da Biblioteca. O Clube tem como objectivo a promoção da leitura, o debate de ideias, o convívio e a partilha de experiências.

Contatos

Telefone / Fax: 292 672 405

E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Consulte o blogue da Biblioteca Municipal Dias de Melo:

http://bibliotecamunicipaldiasdemelo.blogspot.com

Get a better hosting deal with a hostgator coupon or play poker on party poker
Câmara Municipal das Lajes do Pico, Rua de São Francisco, Convento de São Francisco, 9930-135 - Lajes do Pico. Telefone: 292 679 700 Telemóvel: 91 090 31 89