Formação POCAL-Regime Simplificado na Óptica do Utilizador

Categoria de topo: Lajes do Pico Categoria: Freguesias

Município das Lajes do PicoNos dias 25 e 26 de Setembro, decorreu no Auditório Municipal das Lajes do Pico uma formação sobre o “POCAL - Regime Simplificado na Óptica do Utilizador” destinada às Juntas e Assembleias de Freguesia do concelho.

Continuar...

Piedade

Categoria de topo: Lajes do Pico Categoria: Freguesias

PiedadeProvável fundação anterior a 1506. No ano de 1755 um violento terramoto destruiu a igreja paroquial e muitas habitações. Outrora importante lugar de produção do vinho verdelho, esta constitui um dos centros agrícolas mais produtivos do concelho e da ilha. A Direcção de Serviços de Conservação da Natureza e o Serviço de Ambiente do Pico estão instalados no parque florestal Matos Souto (emigrado no Brasil no século XIX, onde fez fortuna). Possui um património construído muito diversificado, de que se destaca a Igreja de Nossa Senhora da Piedade, Ermida de Nossa Senhora da Conceição da Rocha, Abrigos de Barcos de Pesca, Moinho de Vento e Farol da Manhenha. Dois portos de pesca nos lugares da Manhenha e Calhau.

Assembleia de Freguesia da Piedade

Ribeiras

Categoria de topo: Lajes do Pico Categoria: Freguesias

RibeirasRibeiras, fundada por Jordão Álvares Evangelho, é a segunda localidade mais antiga da ilha. Porto piscatório de muita relevância, com longas tradições e experimentados marinheiros.

Rica em património construído, de que se destaca: Igreja de Santa Bárbara, Ermida de Nossa Senhora do Socorro, Império de Santa Cruz, dois moinhos de água e um mecânico e uma Vigia de Baleias, além de diversas casas de habitação.

Assembleia de Freguesia das Ribeiras

A Freguesia na Web: http://www.ribeiras.com

Projecto Maré Cheia - Pretendemos organizar O MAIOR ENCONTRO DE RIBEIRENSES na história da freguesia: http://marecheia.ribeiras.com/

Ribeirinha

Categoria de topo: Lajes do Pico Categoria: Freguesias

RibeirinhaÉ a mais jovem freguesia da ilha, embora o lugar seja referenciado desde o século XVI (Saudades da Terra, de Gaspar Frutuoso). É uma importante zona agro-pecuária. No património construído, além de muitas casas de habitação e adegas, refira-se a Igreja de Santo Antão, Fábrica do Paúl, Carpintaria do Largo da Igreja e porto de mar da Baixa, com cais e edifícios de armazenamento.

Assembleia de Freguesia da Ribeirinha

São João

Categoria de topo: Lajes do Pico Categoria: Freguesias

São JoãoImportante centro de lacticínios - é daqui o afamado Queijo de S. João. O seu porto de mar, de onde também se partiu para a caça à baleia, constitui um significativo meio económico desta localidade. Localidade situada entre dois mistérios (campos de lava vulcânica solidificada): em 1718, foi quase completamente soterrada por uma erupção vulcânica. Tem como principais exemplos de património construído a Igreja de São João Baptista e os Impérios de São João e da Companhia de Cima e os Moinhos de Vento da Canada do Alferes Pereira e da Ponta Rasa. À entrada do concelho, destaque para o parque de merendas de São João Pequenino.

Assembleia de Freguesia de São João