DocumentosOnline Button

Participação Inter-Municipal

Categoria de topo: Autarquia Categoria: Câmara Municipal

A Câmara Municipal das Lajes do Pico é membro efectivo das Associações de Municípios Regional (AMRAA) e Nacional (ANMP). Participa também noutras frentes do associativismo intermunicipal:

ADELIAÇOR – ASSOCIAÇÃO PARA O DESENVOVLIMENTO LOCAL DE ILHAS DOS AÇORES

A ADELIAÇOR, criada em 1994, é uma associação privada sem fins lucrativos, cuja acção abrange as ilhas de São Jorge, Pico, Faial, Flores e Corvo. O trabalho desenvolvido pela Associação visa melhorar as condições de bem-estar e progresso das populações, promovendo o desenvolvimento integrado das ilhas da sua zona de intervenção e procurando combater a desertificação humana, situação que se agrava devido à descontinuidade geográfica da própria Região. É neste sentido que a credenciação da ADELIAÇOR como gestora do programa Leader II, e actualmente do LEADER +, resulta da convergência destes objectivos, fortalecendo o conceito de desenvolvimento sustentado em meio rural.

AMIP - ASSOCIAÇÃO DOS MUNICÍPIOS DA ILHA DO PICO

A AMIP foi constituída em Fevereiro de 1998. Tem como principais objectivos a promoção turística e ambiental e a recolha e tratamento de resíduos. Neste domínio, realiza a gestão do aterro sanitário da ilha, propriedade da AMIP. A Casa dos Vulcões (centro de interpretação) será em breve uma realidade.

ART – ASSOCIAÇÃO REGIONAL DE TURISMO

Foi constituída em 2002 com o objectivo principal de promover o desenvolvimento turístico. Integra os municípios do grupo central – Pico, Faial, São Jorge, Terceira e Graciosa – e as Câmaras de Comércio e Indústria de Angra do Heroísmo e Horta.

ASSOCIAÇÃO DE MUNICÍPIOS DO TRIÂNGULO

Tem como objectivo realizar acções de desenvolvimento dos Municípios do Triângulo: Pico, Faial e São Jorge.

Mensagem do Presidente

Categoria de topo: Autarquia Categoria: Câmara Municipal

Foto Roberto Silva SiteCaros amigos:

Neste primeiro momento, apresento-vos parte do discurso da tomada de posse que revela as linhas de orientação política para os próximos anos:

"O Partido Socialista ganhou as eleições autárquicas do passado dia 11 de Outubro para a Câmara Municipal das Lajes do Pico.

Assumo, assim, perante todos, na sequência das eleições, na qualidade de presidente da Câmara Municipal, a grande responsabilidade de gerir o nosso município, de apontar os caminhos do futuro da nossa terra, de envolver e estimular a participação de todos.

No início deste novo tempo, as palavras de ordem são trabalhar, unir, ser acessível, exigente e rigoroso, saber escutar, apoiar todas as pessoas, sobretudo as que mais precisam, e cooperar com todas as colectividades e instituições, com um total sentido de proximidade.

Com este propósito de proximidade anuncio que farei o atendimento semanal ao povo da Ponta da Ilha, das freguesias da Ribeirinha, Piedade e Calheta, no chamado edifício da Rita, já a partir do início do próximo ano, onde serão instalados os serviços municipais da Ponta da Ilha e a nova Junta de Freguesia da Piedade.

Com o propósito de envolver as pessoas e de promover a sua participação activa na definição das linhas mestras do nosso desenvolvimento, anuncio a criação de um Conselho Consultivo Municipal, integrado por pessoas de todas as freguesias, que contribuam para o cumprimento de outro dos principais objectivos do nosso trabalho que é a descentralização da acção governativa da Câmara Municipal.

Quero anunciar, nesta primeira comunicação, três acções concretas: a continuidade da asfaltagem das ruas e caminhos em todo o concelho, com um novo projecto, a realização imediata de obras de beneficiação das escolas do pré-escolar e 1º ciclo e a resolução das situações sociais mais problemáticas, designadamente ao nível da habitação.

É verdade que a concretização do nosso programa, apresentado ao eleitorado, e que é para cumprir, está condicionado pela actual situação financeira do Município e, por isso, com a finalidade de clarificar quanto se deve e a quem se deve, quero também anunciar a realização de uma auditoria às contas do município, no sentido de apurar, com todo o rigor, o montante real das dívidas e a legalidade das dívidas reclamadas, de modo a estabelecer um plano de regularização das dívidas da Câmara, tendo como meta final pagar a tempo e horas, às empresas e às colectividades.

O nosso programa, que visa criar condições para aumentar o emprego e o acesso à habitação, fixando os jovens na nossa terra, contrariando, com acções concretas, a perda acentuada de população do nosso concelho, nomeadamente através da realização de investimentos governamentais e dos empresários, tem nos seus alicerces, uma forte articulação com o Governo Regional dos Açores, abrindo-se pois, um novo e inédito relacionamento com o Governo, absolutamente decisivo para o progresso do nosso concelho.

Agradeço, a todos, em meu nome e de toda a minha equipa, a esperança e a confiança que depositaram em nós, no nosso projecto, na nossa palavra, na nossa atitude, na nossa visão para o desenvolvimento do nosso concelho mas, como sempre disse, serei, a partir de hoje, o presidente da Câmara Municipal de todo o povo das Lajes do Pico, numa lógica de profundo sentido de responsabilidade e de humildade, reiterando o compromisso de que nos empenharemos a fundo, com um único propósito: construir um concelho melhor, com o maior de todos os poderes, POR AMOR À NOSSA TERRA!

Que Nossa Senhora de Lurdes nos ajude a todos!

Muito obrigado!"

Roberto Silva

Vereadores

Categoria de topo: Autarquia Categoria: Câmara Municipal

 

HildebertoPeixoto MarioTome v2  

VEREADOR

Hildeberto Manuel

Pereira Peixoto

ps

 

VEREADOR

Mário José

Dinis Tomé 

ps

 

 

 Cláudio Lopes   

Vereador Emanuel Melo

 

 VEREADOR

Cláudio José

Gomes Lopes

psd

VEREADOR

Armando dos Santos

 Pereira da Terra

psd

 

Estrutura Orgânica

Categoria de topo: Autarquia Categoria: Câmara Municipal

 

 

Organograma

Brasão e Bandeira

Categoria de topo: Autarquia Categoria: Câmara Municipal

(publicada no Diário do Governo, I Série de 08/08/1935)

ARMAS

Escudo de prata, com um monte de negro vomitando rolos de chamas de ouro e de prata. Em chefe um açor de negro realçado de ouro, voante, tendo uma quina de Portugal nas garras. Coroa mural de prata de quatro torres. Listel branco com a legenda a negro VILA DAS LAJES DO PICO

ESTANDARTE

Esquartelada de verde e negro, cordões e borlas de verde e negro. Haste e lança de ouro.

armasestandarte

Get a better hosting deal with a hostgator coupon or play poker on party poker
Câmara Municipal das Lajes do Pico, Rua de São Francisco, Convento de São Francisco, 9930-135 - Lajes do Pico. Telefone: 292 679 700 Telemóvel: 91 090 31 89