DocumentosOnline Button
  • 2ª Edição do Prémio Literário Nacional Dias de Melo
  • Regulamento Municipal de Urbanização e Edificação e Taxas

    Consulte aqui o Regulamento Municipal de Urbanização e Edificação bem como respetivas taxas. Em elaboração.

Governo dos Açores vai apoiar candidatura da Cultura da Baleia a património mundial da UNESCO

Categoria: Notícias
Publicado em quinta, 27 julho 2017, 12:37
Atualizado em quinta, 27 julho 2017, 12:37

berto messiasO Governo dos Açores vai apoiar a candidatura da Cultura da Baleia a Património Mundial da UNESCO, anunciou hoje, no Pico, o Secretário Regional Adjunto da Presidência para os Assuntos Parlamentares.

Berto Messias, que apresentou o Comunicado do Conselho de Governo realizado na ilha do Pico, salientou a importância da cultura baleeira nesta ilha, destacando o “rico património cultural e social”, traduzido num “conjunto notável de vestígios materiais e imateriais, associados ao universo da cultura baleeira mundial”.


“Este processo, liderado pelo município das Lajes do Pico com o apoio do Governo dos Açores, poderá também ser alargado à ilha do Pico e a determinados espaços do arquipélago, pretendendo classificar esta riquíssima e singular cultura, que tanto significa para os Picoenses e para a Região”, acrescentou.

O Governo dos Açores autorizou também o lançamento do concurso público, pela empresa Portos dos Açores, da empreitada de requalificação do molhe-cais do Porto da Madalena, danificado pelo temporal de fevereiro, que terá um valor base de 5,3 milhões de euros.

O Executivo regional decidiu, por outro lado, apoiar as organizações de produtores do Pico, com vista a “reforçar os processos de diversificação da atividade agrícola”.

Na área da carne, o Governo dos Açores vai apoiar a Cooperativa Verdatlântico na “aquisição e instalação de um túnel de congelação e um detetor de metais na sala de desmancha do Matadouro da Ilha do Pico”, investimento que “permitirá à cooperativa exportar para mercados que melhor valorizem a carne produzida nesta ilha”, afirmou Berto Messias.

O Governo dos Açores vai ainda “constituir um grupo de trabalho para avaliar os atuais modelos de incentivos relativos ao setor vitivinícola regional, bem como apresentar uma proposta de um sistema único de apoios, que assegure a previsibilidade e segurança no quadro de incentivos públicos a este sector”.

Serão igualmente celebrados dois protocolos com a Comissão Vitivinícola Regional dos Açores para “facilitar a obtenção da categoria Denominação de Origem (DO) ou Identificação Geográfica (IG)” e para que aquele laboratório “preste serviços no domínio das análises físico-químicas de vinhos suscetíveis de obterem Denominação de Origem ou Identificação Geográfica”, adiantou o Secretário Regional.

Berto Messias frisou ainda que o Governo dos Açores mantém o seu empenho na “requalificação e ampliação das redes de abastecimento de água e caminhos, no sentido de melhorar progressivamente as condições de trabalho dos produtores agrícolas da ilha do Pico”, revelando que o Governo vai “apoiar as queijarias tradicionais" desta ilha, designadamente na implementação de sistemas HACCP, de certificação de controlo e segurança alimentar, com o objetivo de contribuir para uma maior valorização destes produtos”.

No sentido de potenciar a fixação de famílias de jovens no Pico, o Governo dos Açores irá “celebrar um acordo com o município de São Roque do Pico para a construção de um imóvel habitacional no loteamento dos Bacelinhos, atribuindo-o, através de um concurso público, em regime de arrendamento com opção de compra”, concretizou o Secretário Regional.

O Governo dos Açores vai, ainda, ceder o imóvel da sede do Clube Náutico das Lajes do Pico, no âmbito do projeto de recuperação daquele edificado, e elaborar um projeto para a construção das casas de aprestos e posto de recolha de pescado do Porto das Lajes do Pico.

A manutenção e limpeza de 200 quilómetros de caminhos rurais e florestais, o apoio aos alunos de São Roque do Pico, das Lajes do Pico e da Madalena para a participação no programa Parlamento dos Jovens, o fomento do projeto ‘Educação Empreendedora: O Caminho do Sucesso!’, a cedência dos edifícios devolutos da antiga escola ao município das Lajes do Pico, o desenvolvimento de uma infraestrutura de interpretação da plataforma costeira das Lajes do Pico com posto de observação de aves selvagens, a intervenção na orla costeira na zona do Cais do Galego e um apoio ao Pico Automóvel Clube para a realização do VI Rali Ilha do Pico Além-Mar, foram outras decisões do Governo dos Açores para a ilha do Pico, anunciou Berto Messias.


Fonte:

GaCS/TM

http://www.azores.gov.pt/Portal/pt/novidades/Governo+dos+A%C3%A7ores+vai+apoiar+candidatura+da+Cultura+da+Baleia+a+patrim%C3%B3nio+mundial+da+UNESCO.htm

Get a better hosting deal with a hostgator coupon or play poker on party poker
Câmara Municipal das Lajes do Pico, Rua de São Francisco, Convento de São Francisco, 9930-135 - Lajes do Pico. Telefone: 292 679 700 Telemóvel: 91 090 31 89