DocumentosOnline Button
  • 2ª Edição do Prémio Literário Nacional Dias de Melo
  • Regulamento Municipal de Urbanização e Edificação e Taxas

    Consulte aqui o Regulamento Municipal de Urbanização e Edificação bem como respetivas taxas. Em elaboração.

1º Ciclo de Recitais da Escola de Música das Filarmónicas do Concelho das Lajes do Pico

Categoria: Notícias
Publicado em terça, 25 julho 2017, 13:55
Atualizado em quarta, 26 julho 2017, 16:27

recitais escola musicaEntre os dias 19 e 22 de junho, a Escola de Música das Filarmónicas do Concelho das Lajes do Pico organizou e apresentou o 1º Ciclo de Recitais de instrumentos de sopro e percussão, uma iniciativa que percorreu ​todas as Sedes das Filarmónicas do Concelho das Lajes, à exceção da Recreio dos Pastores de São João cujo recital de percussão não se realizou por impossibilidade do formador que, por motivos de força maior, não pôde estar presente.

Cerca de 80 formandos apresentaram aos familiares, amigos e restante público o trabalho desenvolvido desde o mês de fevereiro, num novo modelo formativo que pretende tornar mais eficaz e eficiente a formação musical dos jovens músicos do concelho das Lajes, uma aposta inovadora da Câmara Municipal e de todas as filarmónicas do concelho que começa a dar os primeiros frutos.

Os recitais, que contaram com interpretações a solo e muitas outras formações musicais como duos, trios, quartetos, quintetos, etc, revelaram o resultado de um novo conceito de formação nas seis filarmónicas, em que os formandos de diversas filarmónicas se unem através da música, partilhando experiências nos diversos naipes e rentabilizando ao máximo os recurso humanos e materiais existentes.

A funcionar em dois polos, na antiga EBS das Lajes e na Ponta da Ilha, contando com mais de 120 formandos, com idades compreendidas entre os 5 e os 46 anos, e 13 formadores, a implementação deste projeto, sem dúvida ambicioso, demonstrou que o concelho das Lajes evoluiu nos últimos anos para um novo paradigma do ensino filarmónico da música, o que está a contribuir de forma decisiva e notória para a evolução qualitativa de todas as filarmónicas, notando-se, também, um aumento muito significativo do número de crianças e jovens com interesse em integrar a sua filarmónica.

O vice-presidente da Câmara Municipal, Hildeberto Peixoto, e o coordenador da Escola de Música das Filarmónicas do Concelho das Lajes, maestro Pedro Santos, reforçaram em todos os recitais a importância que os pais e encarregados de educação desempenham neste processo formativo, sendo fundamental o apoio e incentivo da família junto dos mais novos. Anunciaram, também, que já no próximo ano letivo a escola de Música das Filarmónicas aumentará a sua oferta formativa, designadamente em coro e instrumentos tradicionais e cujas inscrições estarão disponíveis em breve. ​

DSC_0130
DSC_05751
DSC_06051
DSC_06091
DSC_0640
DSC_0791
DSC_0805
1/7 
start stop bwd fwd

Get a better hosting deal with a hostgator coupon or play poker on party poker
Câmara Municipal das Lajes do Pico, Rua de São Francisco, Convento de São Francisco, 9930-135 - Lajes do Pico. Telefone: 292 679 700 Telemóvel: 91 090 31 89